sábado, 29 de novembro de 2008

Caros Paroquianos, Caras Paroquianas


Recordando o último final de semana, quando celebramos a Festa de Jesus de Nazaré, eu quero agradecer a todos que estiveram envolvidos, antes, durante e depois da celebração de uma das festas mais bonitas que já houve em nossa comunidade.
Agradecimento Especial: Tatiana Rosado (Pastoral Litúrgica), Carlos Pessoa (Equipe de Eventos), Francisco Marcos (Grupo de Canto), Sérgio Soledade (Pastoral da Comunicação), Eduardo Firpo (Conselho Administrativo e Econômico), Denildo Reis (Coroinhas), Antonia Goiabeira (Ministros Extraordinários da Comunhão), Jacira Amorim (Conselho de Pastoral Paroquial), Ozilma Maria (Sacristã) e Suely Júlio (Secretaria).
Agradeço aos demais grupos: Filomena Firpo (Pastoral do Dízimo), Maria Júlia (Legião de Maria), Márcia Cristina (Pastoral Social), Ruth Souza (Apostolado da Oração), Kelly e Junior (Encontro de Casais com Cristo), Sônia Maria (Grupo Esperança), Maria Conceição (Catequese), Deniz Reis (Pastoral do Batismo), Mário e Ana (Pastoral Familiar), Raimunda Barreto (Vicentinos), Jacira Amorim (Missionárias da Mãe Rainha), José Joaquim (Terço dos Homens) e Antônio José (Círculo Bíblico).
Agradeço aos membros do Conselho Administrativo e Econômico os quais ainda não foram citados: Evandro Rocha, Maria Helena, José Melo, Carla Brandão, Maria das Graças e Alda Maria.
Agradeço ao bispo, sacerdotes, religiosas e seminaristas presentes: Dom João Carlos Petrini, Pe. Ariobaldo Borges, Pe. Julio César sjc, Côn. Edson Menezes, Pe. Antonio Lúcio ssp, Pe. Áureo José, Ir. Neucelina Barbosa, Irmãs da Congregação Nossa Senhora dos Humildes e Seminaristas do Seminário Central São João Maria Wianney.
Agradeço aos convidados presentes: Coral do Terço dos Homens da Paróquia N. Sra. da Conceição Aparecida do Imbuí, Coral Juvenil da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, Irmandade do Divino Espírito Santo, Pastoral da Criança de Santo Antônio Além do Carmo, Devoção do Sr. Bom Jesus do Bonfim, Paróquia Santa Tereza d’Ávila, Paróquia Santa Rita de Cássia, Venerável Irmandade do Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Comando Geral do Corpo de Bombeiros - Cmt. Geral Cel. Sérgio Alberto da Silva Barbosa, Comando Geral da PMBA - Cmt. Geral Cel. PM Nilton Régis Mascarenhas, Eudeberto Nunes, Lourdinha, Consuelo Medauar e Bandas que tocaram na quermesse e no almoço de confraternização.
Agradeço aos patrocinadores da Pastoral da Comunicação (PASCOM): Auto Escola Veja, Clínica da Família, Desk Móveis Escolares, Casa Pelourinho, Estocap, C e C Fashion, Loteria Lotostar e Companhia das Flores.
Agradeço aos apoiadores da festa: David Melo Eventos, Carburador Center e Serviços LTDA, Mercadinho Verde Mar, Cerveja Schincariol, Panificadora Princesinha, Ballet Helena Palma, Panificadora e Delicatessen Panilha, Superintendência e Engenharia de Trânsito (SET), Academia Bonanza, Sesp - Dr. Fábio Mota, Sucom - Dr. Cláudio Souza da Silva, Secretaria de Parques e Jardins, Dr. Odiosvaldo Ligas e Dr. Antônio Lima.
Agradeço enfim: Aos membros das pastorais, dos movimentos e a todos que injustamento não citei, mas que foram de muita importância para termos celebrado lindamente a festa de nosso padroeiro. Peço, também, aos dizimistas em atraso que regularizem o quanto antes a devolução do seu dízimo. Recomendo a todos que sejam fiéis na devolução no que se refere ao 13º salário.
Desça sobre vós e permaneça para sempre a bênção do Deus da Vida; Pai, Filho e Espírito Santo.


Pe. José Andrade, sjc
Pároco

domingo, 23 de novembro de 2008

sábado, 22 de novembro de 2008

Última noite do tríduo da Festa de Jesus de Nazaré; 22/11/2008





























A última noite do tríduo de preparação para Festa de Jesus de Nazaré teve como tema, “As viagens de São Paulo.” Quem presídio a celebração foi o Pe. Andrade, pároco da paróquia. Para homenagear os leigos pela passagem do seu dia, o presidente da celebração convidou a professora Consuelo Medauar para apresentar o tema da noite.
O canto litúrgico ficou por conta do Coral Juvenil da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana.
Foram homenageados da noite: Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, Vicentinos, Coroinhas e Missionárias de mãe Rainha.
Foram convidados: Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário ás Portas do Carmo, Pia União de Santo Antônio do Convento de São Francisco, Apostolado da Oração da Basílica do Senhor do Bonfim, Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Paróquia Santa Tereza D’Ávila e Paróquia Santa Rita da Cássia.Durante o tríduo vem também acontecendo uma quermesse com música ao vivo de alta qualidade, além de serem vendidas várias iguarias

Fotos da última noite da quermesse; 22/11/2008






















sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Segundo dia do tríduo; 21/11/2008






















Côn. Edson Meneses, Reitor do Seminário Central São João Maria Vianney e Reitor da Basílica do Senhor do Bonfim foi quem presídio a celebração na segunda noite do tríduo da Festa de Jesus de Nazaré. Aprofundando o tema da festa deste ano, Com São Paulo discípulos e missionários de Jesus de Nazaré, ele falou sobre as cartas paulinas.
Foram homenageados; Equipe dirigente do ECC, Legião de Maria, Pastoral Litúrgica, Pastoral Social, Terço dos Homens e Pastoral do Batismo. Quem compareceu a celebração á convite da paróquia foi a Irmandade do Divino Espírito Santo, inclusive trazendo o Menino Imperador Adailson.
Os cantos da missa foram entoados pelos homens do terço da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Durante as noites do tríduo tem quermesse no largo da igreja e no domingo apartir das 12h também haverá almoço de confraternização.

Fotos da segunda noite da quermesse; 21/11/2008





























Início da Festa de Jesus de Nazaré; 20/11/2008






















O primeiro dia do tríduo da Festa de Jesus de Nazaré foi presidido pelo Pe. Ariobaldo Borges. Foram homenageados: Pastoral da Comunicação, Grupo Esperança, Grupo de Perseverança, Catequese, e Ministros Extraordinários da Comunhão. Vários grupos de outras paróquias foram convidados e muitos deles marcaram presença na abertura da festa: Congregação Nossa Senhora dos Humildes: Venerável Irmandade do Santíssimo e Nossa Senhora do Pilar, Irmandade do Santíssimo Sacramento e San’Ana, Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Penha da França.
A animação do canto litúrgico ficou por conta de Cosme e Lurdinha.
O tema da festa; Com São Paulo discípulos e missionários de Jesus de Nazaré, estará sendo aprofundado em cada uma das noites e para isso foi dividido em três sub-temas. Coube ao Pe. Ariobaldo a reflexão sobre a pessoa de São Paulo.

Fotos da primeira noite da quermesse; 20/11/2008











quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Implantação da Pastoral Familiar


Ontem, 19 de novembro, véspera do tríduo da festa de Jesus de Nazaré, foi implantada a Pastoral Familiar em nossa paróquia. Na ocasião os paroquianos que formam a equipe da PF renovaram as promesas do batismo. Além da comunidade que compareceu em peso, a equipe arquidiocesana esteve representada atravês dos casais: Franciso Marcos e Tatiana de Freitas, Raimundo Leal e Vera Leal, Juraci Almeida e Lucinelha Almeida, Edson Rocha e Arlene Rocha, além de vários outros casais que se fizeram presentes ou representados.

sábado, 1 de novembro de 2008

Há quem morra todos os dias


Mensagem para dia de finados


Há quem morra todos os dias. Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza. Morre um dia, mas nasce outro. Morre a semente, mas nasce a flor. Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida. Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus. Triste é ver gente morrendo por antecipação... De desgosto, de tristeza, de solidão. Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida. Essa gente empurrando a vida. Gritando, perdendo-se. Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez. Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los. De retroceder no tempo e segurar a vida. Ausência: - porque não há formas para se tocar. Presença: - porque se pode sentir. Essa lágrima cristalizada, distante e intocável. Essa saudade machucando o coração. Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez. Esse céu azul e misterioso. Ah! Aqueles que já partiram! Aqueles que viveram entre nós.Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida. Foram para o além deixando este vazio inconsolável. Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer. Deles guardamos até os mais simples gestos. Sentimos, quando mergulhados em oração, oruído de seus passos e o som de suas vozes.A lembrança dos dias alegres. Daquela mão nos amparando. Daquela lágrima que vimos correr.Da vontade de ficar quando era hora de partir. Essa vontade de rever novamente aquele rosto.Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias. Essa prece que diz tudo. Esse soluço que morre na garganta...
E... Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir. Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós. Esta lembrança dos que já foram para a eternidade. Meu Deus!Que ausência tão cheia de presença! Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Bodas de Prata


No dia 23 de outubro a Legião de Maria, primeiro grupo formado na nossa paróquia, completou 25 anos de fundado. Após tríduo preparatório foi celebrada missa solene durante a qual os legionários renovaram as promessas do batismo. Participaram desta celebração os grupos de Legiões de Maria das diversas paróquias de Salvador. Na ocasião também foram lembrados os legionários da Paróquia Jesus de Nazaré, já falecidos: Otacília, Carmem, Elza, Enfrasio, Estelito, Esmeraldo e José Barreto. Esse último foi quem teve a iniciativa de inicar o grupo das legiões. A Legião de Maria se reúne todas as quintas-feiras às 17h. Vale a pena fazer uma visita e conhecer de perto este grupo.