domingo, 24 de maio de 2009

Começa hoje semana de oração pela unidade dos cristãos


CNBB

Com o tema "Unidos na tua mão" (Ez 37, 17), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que reúne oito igrejas cristãs, incluindo a Igreja Católica, realiza, entre hoje, 24, e 31 de maio, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009. O evento é um convite a rezar juntos pelo processo de educação das comunidades cristãs no caminho da reconciliação.
Segundo o secretário-geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, a Semana é um caminho de "reconciliação, para transformar as nossas relações humanas conforme o Evangelho". O secretário explica que a Semana é motivada pela necessidade de se fazer uma reflexão mundial em torno do mesmo tema, para a contribuição da unidade entre as igrejas cristãs. O acontecimento é mundial, mas realizado em diferentes datas.
"Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos queremos esquecer nossas mínimas diferenças e relembrar as palavras de Jesus sobre a importância de nossas semelhanças como cristãos". Para o reverendo Luiz Alberto, "As afinidades das igrejas cristãs em torno de Jesus são mais fortes do que as diferenças".O secretário lembra que não só as igrejas integrantes do Conic participam do evento, como também as igrejas Batista, Assembleia de Deus, Metodista, Sara Nossa Terra, e outras.
O presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Alberto Moura, diz que o evento é a maior manifestação de unidade entre os cristãos do mundo inteiro. "A Semana é fundamental para os cristãos de todo o mundo. A celebração visa unir as igrejas no seguimento de Jesus Cristo como um só pastor e nós como um só rebanho. Com o encontro, nós não conseguimos cumprir o sonho de Jesus pela unidade, mas já é um bom começo", ressalta.
Como acontece
A abertura nacional da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos aconteceu ontem, 23, às 19h, em Brasília, na catedral Anglicana. Durante a semana, de 24 a 31 de maio, dioceses, paróquias e comunidades da Igreja Católica recebem fiéis de outras igrejas para fazer, assim, as celebrações com o material do Conic. Da mesma forma acontece também nas Igrejas evangélicas que recepcionam fiéis de variadas confissões religiosas cristãs.
Ainda segundo o reverendo Luiz Alberto, o tema deste ano "Unidos na tua mão" (Ez 37, 17), foi proposto pela Conferência Episcopal da Coréia do Sul. A motivação para a escolha é a divisão das duas Coréias [Sul e Norte]. "Com a escolha os bispos daquele país lembram que há a necessidade urgente da unidade entre esses dois países".

Nenhum comentário:

Postar um comentário