segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Primeiro Domingo do Advento


Começa o tempo do Advento. É tempo de alerta. O que nós esperamos? Tornamo-nos aquilo que esperamos. Quem espera pela morte, produz morte. Quem aguarda o Senhor Jesus, tem a mesma vida do Filho do Pai. Desse modo a história se torna o lugar da vigilância, da espera, da decisão e conversão: é mantendo a luz do Senhor acessa que o discípulo continua a missão do Mestre.
Quando caminhamos como Jesus caminhou, emprestamos nossos pés adiantando o retorno dele. A salvação não é algo de extraordinário, ela acontece no cotidiano da vida. Noé e Ló são modelos de discernimento: o êxodo da própria geração não é fuga, mas compromisso, estilo de vida diferente.
Em lugares e tempos diferentes, seja na casa (repouso), seja no campo e moinho (trabalho), devemos sempre estar a favor do Reino. Não é importante o que se faz (o trabalho dos dois homens é o mesmo), mas como se faz, quer dizer, ter critérios de ação bem claros.
A “hora” é o presente: o tempo está “grávido” da eternidade, a vida toda é uma preparação para descobrir Deus. Assim como Daniel Comboni que na história soube detectar a “hora da África” e despertou a Igreja toda para que vigiasse e se posicionasse contra o “ladrão” que fazia da escravidão, da economia e da política de opressão um absoluto.
A liturgia de hoje nos convida também a imaginar a paz como transformação total e no relacionamento entre as nações. Os instrumentos de destruição serão transformados em instrumentos que produzem vida. O que estamos esperando? Como esperamos? Como vivemos a justiça e a paz? A resposta certa apontará para o verdadeiro sentido do Advento

AVALIACÃO DA VISITA GERAL ÀS PARÓQUIAS DE JESUS DE NAZARÉ E SANTA RITA DE CÁSSIA DA AROUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA





A visita aconteceu entre os dias 08 e 10 de novembro. Na verdade, foram dois dias de conhecimento e troca de idéias. E, por outro lado, foi a primeira vez que as referidas paróquias receberam em visita geral o Superior dos Padres Joseleitos manifestando de ambas as partes uma grande alegria tanto durante as missas como na noite do encontro dos Conselhos Pastorais e Administrativos das mesmas paróquias supracitadas.
O Revmo. Pe. José Andrade dos Santos, pároco de Jesus de Nazaré e administrador paroquial de Santa Rita de Cássia, conseguiu, em tão pouco tempo, criar um rosto joseleito nas paróquias pelo trabalho que vem sendo feito. Dado este que se nota pelo interesse que os referidos Conselhos demonstram pela Congregação dos Joseleitos. Os estudos do mesmo sacerdote tanto na faculdade como na pós-graduação está, cada vez mais, enriquecendo-o e, portanto, trazendo um grande bem para com as paróquias dirigidas por ele e também para toda a nossa Congregação.
Uma coisa é certa: a Sociedade Joseleitos de Cristo é um Instituto Religioso com Sede Geral em Salvador fundado pelo Pe. José Gumercindo Santos (+ 1991) aos 19 de março de 1950 para oferecer à Igreja sacerdotes educadores que sejam simples e abertos para com os problemas da humanidade.
No encontro com os Conselhos das duas paróquias, falei a respeito da Congregação que oferece um trabalho pastoral, apostólico, educacional, promocional e espiritual, à luz daquilo que o Pe. Fundador nos deixou como regra e tradição. Deste modo, não tenho dúvidas que o trabalho do Pe. Andrade está, paulatinamente, firmando uma hermenêutica do carisma que irá, com o tempo, dar os seus frutos em termos de vocações, grupos leigos e pastorais, que enfatizem, ainda mais, a experiência social e espiritual dos Joseleitos de Cristo.
Registro, aqui, o meu apreço, estima, respeito e grande esperança no trabalho deste nosso irmão juntamente com o povo de Deus das paróquias Jesus de Nazaré e Santa Rita de Cássia. Minha bênção,
                                               Francisco Barbosa, sjc
                                                     Diretor Geral





domingo, 22 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

Celebração do matrimônio




Era 18 h 30 min quando começou a celebração comunitária do matrimonio durante a ultima missa do tríduo preparatório para a festa de Jesus de Nazaré. Foram cinco casais devidamente preparados pela pastoral familiar. A celebração foi presidida pelo pároco da paróquia padre José Andrade, que falou aos presentes sobre sacerdócio e matrimonio cristão.

Segunda noite do tríduo de Jesus de Nazaré






A missa da segunda noite do tríduo da festa de Jesus de Nazaré foi presidida pelo padre Gil André, dando continuidade ao que o Pe. Ariobaldo havia falado na noite anterior ele falou sobre: Sacerdócio comum dos leigos e sacerdócio ordenado. A animação dos cânticos da celebração ficou por conta do terço dos homens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Imbui.
Após a missa aconteceu a segunda noite da quermesse. Esta por sua vez foi um momento de convivência fraterna e alegria entre os moradores da Vila Laura e de outros bairros.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sacerdotes no Ano Sacerdotal


Na primeira noite da festa do padroeiro da nossa paróquia, além do padre Ariobaldo Borges e do padre José Andrade, quem também esteve presente foi o padre Adriano Carvalho. Ele é conterrâneo e primo do padre Andrade. Os dois sacerdotes nasceram na cidade de Ribeira do Pombal-BA. Padre Adriano, membro do clero diocesano de Paulo Afonso-Ba é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Antas-BA.

Festa na Vila Laura




Sacerdócio: fundamentação bíblica e teológica foi o tema da primeira noite da festa de Jesus de Nazaré, nesta quinta-feira, dia 19 de abril. Quem presidiu a celebração da missa foi o Pe. Ariobaldo Borges, administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz. Além dos paroquianos, também participaram da celebração de abertura, vários visitantes e membros das pastorais e irmandades vindos de outras paroquiais de Salvador. O tema central desta festa do ano de 2009 é Jesus de Nazaré Sumo e eterno Sacerdote.

l Encontro de Crianças com Cristo



Cem crianças participaram do l Encontro de Crianças com Cristo (ECC) da Paróquia Jesus de Nazaré, realizado no dia 25 de outubro. O evento foi uma iniciativa da pastoral da família e contou com a colaboração das demais pastorais e movimentos paroquiais.

Aniversário do grupo de coroinhas




No dia 4 de outubro foi celebrado o lV aniversário do grupo de coroinhas. Durante este período eles tem servido o altar com alegria e disponibilidade. É um grupo misto e possui uma faixa etária bastante diversificada.

Crisma



No dia 06 de setembro Dom Gregório Paixão, osb Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia visitou nossa paróquia e presidiu a celebração eucarística durante a qual ele conferiu o sacramento do crisma.