domingo, 31 de janeiro de 2010

Pe. José Andrade sjc; 12 anos de sacerdócio


Nasci em Ribeira do Pombal-Ba, distante 278 km da capital baiana. O município fica localizado no nordeste do estado da Bahia. Seu território se estende pela bacia do Rio Itapicuru, incluído totalmente no "polígono da seca". Anterior a fundação do município os Jesuítas espanhóis implantaram na região a devoção a Santa Tereza de Jesus. Em 1754 foi trazida da Espanha uma imagem de madeira da Santa, até hoje venerada na Paróquia dedicada a ela. É esta paróquia, o lugar e o cenário da minha vocação. Minha família é de agricultores, tradicionalmente católica, a quem devo as bases da minha fé cristã e muitos dos valores que norteiam minha vida.
Quando eu era garotinho, ouvia falar sobre a vida de Santa Tereza. Entre as historias que ouvi, existe uma que me comove até hoje. Conta-se que certa vez a santa estava rezando e Jesus lhe apareceu tendo nas mãos um coração e lhe perguntou: Quem é você? Ela respondeu: Eu sou Tereza de Jesus e você quem é? Ele disse: Eu sou Jesus de Tereza. Após ter dito isto entregou a ela o coração que tinha nas mãos. Antes de ter sido declarada doutora da igreja por Paulo Vl, Santa Tereza era representada nas suas imagens segurando um coração. É esta a imagem que povoa a minha memória desde o tempo de menino; uma freira serena e bela segurando um coração, o precioso Coração de Jesus. Um dia ouvi Dom Jackson Berenguer Prado, então bispo diocesano de Paulo Afonso, nos contar esta estória comovente. Éramos um grupo formado por jovens e adolescentes. Deste grupo, quatro se tornaram sacerdotes: Pe. Gilmar, Pe. Adriano, Pe. Marcos e eu. Lembro-me da exclamação de Dom Jackson no final daquela estória: Que coisa bonita ser de Jesus como Santa Tereza! E a pergunta que ele nos fez: Quem de vocês quer ser de Jesus como ela? Fiquei desassossegado com a pergunta do bispo; pensei, procurei esquecer o que ele perguntou, me esforcei para ignorar meus sentimentos e só encontrei sossego para meu coração quando um dia eu disse: Eu quero ser de Jesus como Santa Tereza. Quis consagrar minha vida a Ele assim como fez a padroeira da minha paróquia, minha mestra, madrinha e protetora.
No dia 28 de julho de 1984, aos 15 anos de idade, deixei minha família, minha comunidade e fui acolhido no Seminário São José de Tucano pelo Pe. José Gumercindo, fundador da Sociedade Joseleitos de Cristo. Durante as etapas da minha formação sacerdotal e religiosa morei em diferente lugares: Tucano-BA, Bocaiúva-MG, Belém do Pará e Taubaté-SP. Aos Padres Joseleitos eu devo os anos de estudos acadêmicos, formação humana, experiência pastoral e o fato de terem me ajudado a discernir, que ser de Jesus como eu queria e Santa Tereza o foi, significava ser sacerdote.
O dia da minha ordenação foi 01 de fevereiro de 1998. Fui ordenado na Igreja de Santa Tereza em Ribeira do Pombal por Dom Mauro Zanetta, bispo diocesano de Paulo Afonso. “Servo por amor” é o meu lema sacerdotal. Vivi as primícias do meu sacerdócio como vigário paroquial e posteriormente pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Colônia Agrícola Italiana de Quiririm em Taubaté-SP. Minha primeira paróquia, meu primeiro amor. Simultaneamente assumi o oficio de formador dos estudantes de teologia da minha congregação que residiam no Seminário São José em Quirirm –Taubaté-SP.
Em 15 de julho de 2002, vim residir em Salvador-BA em função de um oficio que me foi confiado pelos meus confrades joseleitos. Quando cheguei na Arquidiocese de são Salvador da Bahia comecei a exercer meu ministério sacerdotal nas paróquias Jesus de Nazaré, Santa Rita e São Pedro. Após ter cumprido a missão que me havia sido confiada pude cursar jornalismo e como diz o Belchior: Ainda sou estudante das coisas que eu quero ser. Atualmente sou estudante do curso de especialização em Estudos Culturais, Historias e Linguagens da UNIJORGE. Minha formação acadêmica é simplesmente para aprimorar meu ministério e me dar melhores condições de servir a igreja na sua missão de anunciar o evangelho através dos meios de comunicação.
Passaram-se 12 anos, desde o dia em que fui ordenado sacerdote, e ainda hoje, quando retorno a Ribeira do Pombal e entro na Igreja de Santa Tereza, sinto a alegria que senti no dia da minha primeira comunhão, da minha crisma, da minha ordenação e da minha primeira missa. Minha vocação está enraizada, preservada intacta naquele espaço sagrado, sustentada pela fé do meu povo que continua rezando pela minha perseverança. Contemplo em silencio a imagem secular de Santa Tereza, testemunha ocular dos meus antepassados e da minha própria vida. A Tereza de Jesus eu sempre peço: Ensinai-me a ser inteiramente de Jesus como vós. Ajudai-me a ser um sacerdote cujo coração se assemelhe a este que tende em vossas mãos; o coração do teu Jesus, teu grande bem e teu maior tesouro. Ó Santa Tereza de Jesus; que coisa bonita ser de Jesus! Guardai-me junto de Sua Majestade e não permitas que eu me separe dele.
Finalmente, eu agradeço aos bispos, colegas sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, aos fieis leigos e a todos que ao longo da minha caminhada acreditaram na minha vocação e rezam pela minha perseverança. Aos vocacionados e vocacionadas eu quero dizer duas coisas: Não tenham medo. Vale a pena ser de Jesus!

5 comentários:

  1. Bonita história, querido padre Andrade, de Jesus. Hoje é dia de festa na Igreja, pois decisão há doze anos permite-nos relembrar sua caminhada sob a proteção de Santa Tereza. Deus abençoe sempre sua vida religiosa, seu trabalho, sua família, mantendo firme sua fé e perseverança, de que tantas pessoas precisam ou dependem. Forte abraço de parabéns!
    Helvécio Meira

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, meu amigo Pe. ANDRADE, foi muita emoção ler nas suas breves palavras tão cheias de ternura, sua trajetória de fé, de conversão, de vida. Simples, porém carregado de verdade, carisma e vocação. Deus o abençoe hoje e sempre. Abraços, Carla

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Padre lembra de mim, sou Eliete Gomes que morava em Ribeira do Pobal, hoje estou em Jequié, perdir o seu contato mais não esquecir de vc. guardo com carinho todos os cartoes postais que me enviou, sentir soudades do meu grade amigo de infáncia meu endereço eletronico é soueliete10@yahoo.com.br, espero contato um forte abraço da amiga inesquesivel que te ama muito. Eliete ate mais

    ResponderExcluir
  4. LINDA PASSAGEM PE.NOTA-SE QUE TEM UM CORAÇÃO CHEIO DE MUITA FÉ,AMOR TERNURA<CARIDADE.QUE SANTA TEREZA CONTINUE DENTRO DE SEU CORAÇÃO PREENCHENDO-O DE MUITA SABEDORIA ,PARA PASSA_LA P/SUAS OVELHAS.
    COM CARINHO
    MINISTRA DA EUCARISTIA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRO RJ
    MARLENE MONNERAT MARTINS

    ResponderExcluir
  5. LINDA PASSAGEM PE.NOTA-SE QUE TEM UM CORAÇÃO CHEIO DE MUITA FÉ,AMOR TERNURA<CARIDADE.QUE SANTA TEREZA CONTINUE DENTRO DE SEU CORAÇÃO PREENCHENDO-O DE MUITA SABEDORIA ,PARA PASSA_LA P/SUAS OVELHAS.
    COM CARINHO
    MINISTRA DA EUCARISTIA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRO RJ
    MARLENE MONNERAT MARTINS

    ResponderExcluir