domingo, 16 de maio de 2010

Celebração da Santa Missa encerra o 16º Congresso Eucarístico


Michelle Mimoso


O 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Brasília desde o dia 13 de maio, tem seu encerramento neste domingo, 16, com a celebração da Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa e Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal Dom Cláudio Hummes.
No início da celebração, quatro canhões do Exército foram disparados pela Bateria Caiena com uma salva de 12 tiros. Fuzileiros navais, vestidos com uniforme histórico, posicionaram-se no corredor do altar-monumento para a entrada dos bispos.
Durante a homilia, Dom Hummes pronunciou-se aos cerca de 90 mil participantes que o Congresso Eucarístico dizendo que a Eucaristia é a fonte de vida do cristão. “Neste Congresso, pedimos a Deus a consciência para sermos, pela Eucaristia, seus discípulos para que possamos, também, ser seus missionários”. Sobre a participação constante dos fiéis na celebração da Santa Missa, o cardeal ressaltou que é preciso que a missão renove nos fiéis a observância da importância da Missa aos domingos para que possam viver a comunhão e compartilhar da vida comunitária da Igreja.
Hoje, dia da Assunção do Senhor, foi lembrado por Dom Cláudio quando Jesus reuniu seus discípulos para lhes dar instruções antes de subir para junto do Pai. “É preciso que diante de Jesus Cristo, nos deixemos enviar em missão. E essa nova missão terá como destaque aqueles que não são cristãos e também os batizados que abandonaram a sua fé ou deixaram a Igreja em busca de outras religiões. Precisamos ir em busca destes.” O Cardeal ainda acrescentou: “É pela fé e pelo batismo que se ingressa na salvação. E a fé nasce da pregação, por isso todo ser humano tem o direito de ouvir o Evangelho, pois Cristo nos enviou para todos”.
Encerrando este evento, Dom Cláudio citou o tema do Congresso Eucarístico e pediu: “Fica comigo, Senhor!”. Ele também explicou que essas palavras tem significado grande para este dia devido às atuais situações enfrentadas pela Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário