segunda-feira, 31 de maio de 2010

Peregrinação do Cristo do Envio anima ações missionárias na Arquidiocese


Site da Arquidiocese de Salvador

No mês de maio, a Arquidiocese de Salvador entrou em uma nova fase missionária pós Documento de Aparecida. A Festa de Pentecostes foi o marco inicial da Peregrinação da Capela do Cristo do Envio, uma ação que reúne as 121 paróquias da arquidiocese primaz do Brasil. As atividades acontecerão simultaneamente em todo o território arquidiocesano e atingirão desde os fiéis atuantes até aqueles mais distantes da vida paroquial.
A idéia é criar oportunidades de reflexão e experiências missionárias para que a comunidade arquidiocesana viva em estado permanente de missão, como solicita a Conferência de Aparecida. Ao mesmo tempo, é uma ocasião para aplicar as prioridades do Plano Pastoral da Arquidiocese: evangelização da cidade, da família e da juventude, explica o projeto da peregrinação.
Cada uma das seis regiões episcopais da arquidiocese receberá uma Capelinha Missionária que peregrinará pelas paróquias do território. No período em que a imagem estiver em uma igreja a comunidade viverá a Semana de Animação Missionária, uma série de atividades que vão desde celebrações, mutirões de confissão, orações, círculos bíblicos e visitas domiciliares, até ações de cidadania e visitas missionárias em escolas públicas, faculdades, shoppings, bancos, escritórios, setores públicos, enfim, ambientes não penetrados pela vida paroquial.
A peregrinação acontecerá até a Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro e as visitas são agendadas de acordo com a necessidade da comunidade ou data celebrativa como a festa do padroeiro, a crisma dos jovens, o aniversário de criação, de dedicação da Igreja etc.
O Documento de Aparecida acendeu as ações missionárias na Arquidiocese de Salvador. Entre diversas atividades que despertaram o ser missionário dos fiéis, duas merecem destaque: o livro “Os Discípulos Missionários do Salvador na Missão Continental” e o Curso de Formação e Animação Missionária.
Lançado no ano passado o livro traz uma proposta de novena para a Capelinha Missionária, afim de que nas comunidades os fiéis lancem um novo olhar sobre a missão da Igreja na América Latina e no Caribe. A publicação é o resultado da parceria com o Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil, o que permitiu que dioceses de todo o Brasil conhecessem o livro.
Já o curso foi um trabalho de formação de missionários, desenvolvido em parceria com o Centro Missionário Redentorista. A iniciativa preparou as pessoas para o trabalho dentro das comunidades como também para ações em ambientes distantes da vida pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário