domingo, 23 de maio de 2010

Menino Imperador


José Andrade

A Festa de Pentecostes da Paróquia Santo Antonio Além do Carmo, celebrada hoje, dia 23 de maio de 2010 teve como Menino Imperador; João Victor Almeida Santos, coroinha da  Paróquia Jesus de Nazaré. Além dos pais Denildo e Josi, muitos paroquianos ficaram comovidos ao ouvirem o discurso do pequeno Imperador.
Este evento complentou hoje, 240 anos que vem sendo realizada no Brasil. Trata-se de uma tradição portuguesa originada no Arquipélago dos Açores. Foi introduzido no Brasil em 1770 e continua sendo realizado em Salvador e em varias outras cidades da Bahia e de outros estados brasileiros. Além da celebração em honra do Divino Espírito Santo, a comunidade religiosa elege como ponto alto da festa o momento em que o menino imperador realiza a tradição da libertação dos presos mantida em Salvador, por meio da parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
A Festa de Pentecoste é marcada pela soltura das pessoas que haviam perdido a liberdade e ganham indulto neste período. Nosso Deus é libertador. Depois do dom da vida que Ele nos deu, o segundo maior que Dele ganhamos de presente foi a liberdade. João Victor, além de uma inteligência brilhante, tem uma fé pura e bastante amadurecida. Talvez a lição que precisamos aprender com este menino é que Deus nos liberta de todas as prisões.
O Menino Imperador tem consciência, responsabilidade e pureza para representar simbolicamente o Espírito Santo e de nos recordar as palavras de Jesus: Felizes os puros de coração porque verão a Deus.



2 comentários:

  1. Fico feliz em conhecer o imperador e os pais do imperador. Sei que será o imperador mais justo nas suas decisões.
    Deus abençoe.
    Um beijo
    AngeLA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a tosdos os organizadores da linda festa.
    Parabéns à família do Menino Imperador, que cheios dos dons do Espírito Santo, transmitem para nós a esperança de um mundo melhor baseado no amor a Deus, nos valores cristãos e familiares e principalmente na pureza das nossas crianças.
    Márcio e Edna

    ResponderExcluir