sábado, 23 de agosto de 2008

Coroinhas



Nossa Igreja Matriz conta com um animado grupo de coroinhas que servem o altar e auxiliam o sacerdote nas funções litúrgica. Eles têm uma função importante que é desempenhar um ministério a serviço do altar. Ser coroinha é ter responsabilidade e amor a Cristo e à Igreja.
Quanto a origem do termo coroinha, não há concordância.
Há os que dizem que o termo coroinha vem da antiga celebração da missa, em que partes do ritual eram cantadas em coro. Ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar, donde lhes foi dado o nome coroinhas. Outros que a origem do nome se deve ao fato de que os clérigos recebiam a tonsura quando ordenados – símbolo de pobreza e submissão ao Cristo. Era a raspagem do cabelo no cimo da cabeça em forma de coroa. Alguns coroinhas recebiam também uma pequena tonsura chamada “coroa”, daí o nome.
Portanto, podemos dizer que coroinha ou acólito extraordinário, é o jovem que auxilia nas funções litúrgicas no altar e nas paraliturgias.
O Padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, jovem mártir romano dos primeiros séculos da Era Cristã. Alguns consideram também Santa Maria Goretti como padroeira das meninas coroinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário